5 de ago. de 2010

Dolce la crostata!

No inicio vou confessar não gostava deste doce. Um dia porém fomos visitar um casal de amigos, era uma tarde de domingo. Monica tinha acabado de colocar a crostata no forno e o perfume invadia toda a casa. Nunca tinha comigo uma crostata tão deliciosa!!! A massa era leve e desmanchava na boca. Foi então que resolvi me arriscar e fazer a minha crostata!
Adoro geléia de figo e por acaso em casa tinha uma que a tia do Saimon fez e nos deu. O resultado foi dos melhores! Desde então... quando bate aquela vontade de um doce... a crostata é a solução, fácil e rápida de fazer.

Na foto abaixo a crostata de damasco feita pela Anna, tia do Saimon.




Ok, que tal deixar de bate-papo e ir direto ao que interessa?


Ingredientes:
300 g de farinha
90 g de açúcar
150 g de manteiga macia e em pedaços
2 gemas
raspa de 1 limão
1 pitada de sal
Geléia à gosto

- Diametro para a forma é de 26 cm com 3cm de altura.

Mãos à obra:


Misturar os ingredientes com os dedos para evitar que a massa esquente. A massa deve ficar macia e lisa, então faça uma bola e deixe repousar por 2 horas enrolada no filme plástico transparente.
Estender a massa com o rolo do macarrão em um lugar limpo, melhor se em cima do filme transparente polvilhado com um pouco de farinha. Untar a forma com manteiga e farinha. Dividir a massa em duas partes diferentes reservando a menor na geladeira para endurecer um pouco mais e fazer as listras da cobertura. Cobrir a forma com a massa maior. A altura da massa é à gosto de cada um. Rechear com a geléia escolhida. Retire a massa que sobrou da geladeira e faça as listras para cobrir o doce. Leve ao forno médio (180°C) por 30 - 40 minutos ou até dourar e cozinhar a massa.

Dica: para dar um gostinho especial acrescente à massa cerca de 0,5 ml de aromatizante de baunilha. Para não ter problemas ao desinformar a crostada, coloque a massa em uma forma de fundo falso. Gosto de colocar a geléia (marmelada) em uma vasilha separada, acrescentar duas colheres de água e misturar bem, para ela não secar muito quando for ao forno.

Abaixo um video com a receita, é em italiano... mas o importante é ter uma idéia de como fazer o doce. Vejam como é fácil, não tem erro!

Buon appetito!

:)

.

2 comentários:

  1. que legal! ela abre a massa no papel manteiga e já leva o próprio pra assadeira! agora me conta: marmelada é doce de marmelo mesmo ou é geléia??ops, geleia num tem mais acento?? bjo

    ResponderExcluir
  2. Sim, Gi, marmelada é doce de marmelo; mas na Itália é qualquer tipo de geléia! Aqui usamos papel manteiga para tudo, é muito prático!
    Ihhh não sei se na ortografia nova 'geleia' tem ou não acento! Já que estamos falando de comida... vamos comer o acento dela! rsrs :D
    bjs amiga

    ResponderExcluir