2 de ago. de 2010

As cores da saúde!


.
Todos vão concordar comigo que a aparência visual do prato abre o apetite. E mais, as cores dos alimentos são pigmentos que determinam certos tipos de substâncias, estas além de colorir servem a previnir e proteger o organismo de doenças. Atravéz das cores podemos identificar os nutrientes de cada alimento e os benefícios para nossa saúde. Cada cor representa um tipo de proteina, vitamina, antioxidantes, etc.

Vejamos alguns exemplos que podem ajudar na nossa alimentação:

Amarelo: ótimas fontes de Vitamina C, oxidantes atuam contra os radicais e na prevenção do envelhecimento e ajudam a previnir o cancer de mama. Alimentos - laranja, mamão, milho, pêssego, manga, cenoura, etc.

Branco: protegem o sistema imunológico, ajudam na elasticidade dos músculos, ajudam na formação e manutenção dos ossos. Alimentos - alho, arroz, batata, banana, aimpim, cogumelo, cebola, pera, etc.

Vermelho: eficaz contra o cancer de próstata, é antioxidante, estimula a circulação sanguinia e previne doenças do coração. Alimentos - morango, cereja, caqui, goiaba vermelha, tomate, melancia, etc.

Marron: neste grupo se encontram frutos oleósos mas a maioria da gordura é de ótima qualidade, além de conter fibras, mineais como ferro, zinco, cobre, calcio, potássio, vitaminas E e B, ácido fólico, ajudam o bom funcinamento do intestino, combatem ansiedade e depressão. Alimentos - castanha, nozes, avelã, amendoas, aveia, cereais integrais, etc.

Verdes: garantem a presença de carotenóides luteína e zeaxantina, que ajudam a proteger a saúde dos olhos fortalecendo a retina de possíveis danos. Além disso os folhames contém clorofila e Vitamina A que desintoxicam as células, inibem radicais livres e protegem cabelo e a pele. Alimentos: alface, pimentão verde, espinafre, couve-flor, brócolis, salsão, repolho, kiwi, etc.

Azul ou arroxeados: estes alimentos contém ácido elágico que neutralizam as substâncias canceríginas antes mesmo delas atacarem o código genético e retardam o envelhecimento. Já a antocianina ajuda na redução do LDL - colesterol e na prevenção de infecções urinárias. Alimentos: berijela, uva, beterraba, ameixa, figo, amora, repolho roxo, etc.

Ok, agora é fazer arte... sair colorindo os pratos com alimentos vários. E lembrar de comer sempre muita fruta!! Então... está esperando o quê para começar a colorir a tua vida com sabores especiais que podem acima de tudo ajudar a melhorar nossa saúde!?

Eis um rico, delicioso e colorido café da manhã!! De abrir o apetite e começar o dia de bom humor! Da casa da Táta na Gávea, vale a pena!!!


Mãos à obra e criatividade na cozinha!
Buon appetito! :)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário