31 de jan. de 2011

Bucho, o falso pobre.


.

Muitas pessoas não gostam dele, do cheiro ou do gosto; existe um certo preconceito a causa da sua aparência e talvez até pelo nome. Mas a verdade é que o BUCHO é o que há! Rico em proteina, também ajuda na redução do colesterol.

Aqui na Toscana o bucho é conhecido como TRIPPA e é um prato frequente nas mesas durante o inverno, pois é saboros e sustancioso. A trippa alla fiorentina (ou seja, à moda Fiorentina, de Florença) é fácil fácil de fazer; o que você precisa é dedicar um pouco de tempo no preparo da receita.

Então vamos ao que interessa não? Eis aqui a receita de mais um prato tipicamente Toscano: Trippa à fiorentina!

Ingredientes (4 pessoas):

1kg de bucho em tirinhas
1 dente de alho
3 folhas de louro
1 cebola
300gr de extrato de tomate
1 cenoura
1/2 xic de azeite de oliva

Mãos à obra:

Lavar bem o bucho e deixar escorrer. Se o bucho não é pré-cozido, coloque-o na panela de pressão, cubra com água e deixe por 20 minutos depois que começar a pressão. Caso seja já pré-cozido siga com a receita descascando e cortando em cubos pequenos a cebola e a cenoura. Dourar o alho e o louro no azeite, acrescentar a cebola e a cenoura. Depois de alguns minutos acrescente o bucho, deixe secar um pouco a água e retire o alho. Acrescente o extrato de tomate, sal e pimenta a gosto para então deixar cozinhar em fogo baixo por pelo menos 1 hora. Sim, é preciso tempo e paciência; só assim o prato vai ficar bem saboroso! De vez em quando acrescente um pouco de água e misture. É pronto quando o bucho ficar macio.

Bem por aqui a trippa é servida pura, com pão e queijo ralado por cima (como na foto abaixo). Dica: como acompanhamento pode-se usar batata dourada ou em purê ou se preferir com espinafre refogado no azeite e alho. Quanto mais o bucho cozinhar mais ele vai dar sabor ao molho, por isso o tempo de cozimento é longo.



Eis dois modos rápidos e diferentes de fazer o bucho:
- Experimente cortar o bucho em tiras bem finas, empanar à milanesa e fritar. Ele ficará muito gostoso e você poderá servir como tira-gosto.
- Corte o bucho em tiras bem finas, passe no ovo batido e na sopa de cebola em pô. Frite. Você terá um ótimo salgadinho para servir com aperitivos.

Buon appetito!

.


30 de jan. de 2011

Pan d'oro e maçã

Todo final de ano a casa se enche de panettone e pandoro - este segundo é um doce tradicional italiano muito similar ao primeiro, a diferença é que o pandoro não tem as frutas cristalizadas. Vi esta receita no programa de culinária que passa no final do jornal da tarde. Rápido, simples e gostoso é perfeito para o lanche da tarde com os amigos.


Ingredientes (4/6 pessoas):

2 fatias de pandoro cortadas em cubos
2 maçãs descascadas e em cubos
4 colheres de açúcar
uma pitada de canela
20gr de manteiga ou margarina

Mãos à obra:

Em uma panela caramelar as maçãs com o açúcar, a manteiga e uma pitada de canela, elas não devem escurecer muito mas amaciar. Quando prontas derramar em uma vasilha forrada com papel manteiga e por cima colocar o pandoro em cubos. Amassar um pouco com as mãos para que não fiquem muito soltos. Coloque em forno pré- aquecido a 200°C por uns 5 minutos ou até ficarem dourados. Finalizar colocando um pouco de açúcar confeiteiro por cima. Servir morno.


Na foto acima o doce de pandoro e maçã com o folheado de chocolate e pera (em breve um post com a receita).


Dica: Para os gulosos de plantão uma boa dica é servir com um pouco de sorvete ou chantilly.


Buon appetito

10 de jan. de 2011

Mais uma da Toscana!

.
Depois de quase seis anos, finalmente Cris e eu conseguimos nos reencontrar! Cris casou e foi morar nos Estados Unidos, país de seu marido Ed. Logo depois eu fiz as malas e vim para a Itália. rever amigos é sempre muito bom!!! Entre tantas coisas, falamos sobre a cozinha italiana e o Ed me deu várias dicas para este site. Além disso ele também me confessou gostar particularmente das "sopas de pão". Então... eis aqui a receita de uma delas, a "Pappa al pomodoro"! Fácil, rápida e saborosa, mais uma típica receita Toscana.
Ingredientes (2p):
300gr tomate maduro e sem pele
200gr de pão dormido
manjericão
sal qb
azeite de oliva
Knor de verduda
Mãos à obra!
Em uma panela dourar o alho com um pouco de azeite, acrescentar o tomate em pedaços pequenos, sal a gosto e algumas folhas de manjericão. Deixar cozinhar por uns 10 minutos. Enquanto isso dissolver o caldo de verdura em 1/2 litro de água quente. Em seguida, acrescente o caldo ao tomate, deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o pão dormido em fatias finas ao sugo, misture bem. Deve cozinhar por mais 10 a 15 minutos, com cuidado para não deixar o molho secar demais. O pão deve ficar bem molhado e ter mesmo o aspecto de uma papa. Deixe esfriar um pouco e sirva sem acompanhamento.
Dica: Para quem gosta, pode-se acrescentar pimenta do reino ao molho. Outra alternativa é dourar junto ao alho uma cebola pequena bem picadinha.
Buon appetito!
.