12 de jun. de 2013

La Ciambotta


.

A Ciambotta é um prato antiguissimo, simples e de preparo muito fácil é típico da Itália Meridional. As pessoas que viviam do cultivo e plantio da terra costumavam usar na cozinha o que a horta oferecia; neste caso eles usavam berinjela, batata e pimentão. Os homens saiam bem cedo de casa para trabalhar na lavoura e precisavam de algo sustancioso e saboroso; as esposas muitas vezes preparavam este prato para seus maridos que na hora da refeição, esvaziavam uma "pagnotta" (pão redondo) tirando a parte superior, o miolo e então colocavam a ciambotta dentro.
É impossivel encontrar uma receita igual à outra, existem algumas variedades com abobrinha, outras com azeitonas pretas e algumas ainda com carne ou peixe. A Ratatouille Provençal também pertence a esta grande e variada familia. Tanto no verão servida fria como no inverno, bem quente - em ambos combina muito bem com uma fatia de pão tostado.
Bem, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa!!!


Ingredientes para 3/4 pessoas:

1 berinjela
2 pimentões vermelhos (ou 1 vermelho e 1 amarelo)
2 batatas grandes
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 tomates grandes
manjericão
orégano
pimenta do reino
sal q.b.
azeite extra-virgem

Mãos à obra:
Em uma panela anti-aderente dourar um pouco no azeite o alho bem picadinho e a cebola em fatias finas, acrescentar a batata em cubos não muito pequenos (1cm e meio) e deixar no fogo baixo por 5 minutos misturando sempre. Acrescente em extratos a berinjela, os pimentões e os tomates também cortados em cubo - nesta ordem, alternando os extratos de manjericão fresco triturado. Sal a gosto, tampar a panela e deixar em fogo baixo por 30/45 minutos, girando de vez em quando para que não agarre no fundo da panela. Durante o cozimento coloque a pimenta, o orégano e um fio de azeite. Se necessário, para não secar muito, acrescente um pouco de água.
Pode-se servir quente, como sugo ou como acompanhamento. Para dias quentes, pode ser servida fria com torradas ou pão tostado.


Dica: ao girar as verduras para que não grudem no fundo, façam com extremo cuidado evitando que elas se desmanchem. Experimente rechear o pão italiano com a Ciambotta e salpicar um pouco de parmiggiano qdo ela ainda estiver quente; você vai se deliciar com a casquinha de pão umedecida com o molho.

Buon Appetito!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário