.
Condimento universal, usado em quase todo tipo de alimento industrializado,
o açúcar branco cobra alto preço de quem o usa sem restrição.
Grande número de pessoas não acredita nos maleficios causados pelo uso do açúcar refinado. Ao atingirem a meia idade, problemas como sangramento nas gengivas, dificuldade de cicatrização após cirurgias e doenças crônicas vão se manifestar com mais intensidade. Vale ressaltar que, atualmente, parte dos problemas de saúde se deve ao consumo do açúcar refinado; são removidos todos os elementos benéficos como ferro e cálcio que havia no suco da cana. Porém, para que o açúcar seja metabolizado, esses elementos são necessários e, na ausência deles, são subtraidos dos dentes e ossos.
A história do açúcar tem relação com o regime da escravidão no Brasil. Antes de ser produzido em larga escala, o açúcar era considerado uma droga com poderes medicinais como o ópio. Porém percebeu-se que as pessoas que mais consumiam açúcar refinado como os ricos ou proprietários de armazém ficavam mais doentes e sua urina tinha cheiro de doce. Era o começo da descoberta de uma doença que nao existia até então: o diabetes.
Quando ingerimos açúcar refinado, há um aumento de energia seguido de uma queda brusca que leva ao cansaço, esgotamento e depressão.
Veja os ingredientes que compôem os alimentos que você ingere, quando possível, elimine o açúcar branco.
Revista Vida e Saúde, janeiro 2012
.