12 de jul. de 2012

Doce Veneno


.

Condimento universal, usado em quase todo tipo de alimento industrializado, 
o açúcar branco cobra alto preço de quem o usa sem restrição.


Grande número de pessoas não acredita nos maleficios causados pelo uso do açúcar refinado. Ao atingirem a meia idade, problemas como sangramento nas gengivas, dificuldade de cicatrização após cirurgias e doenças crônicas vão se manifestar com mais intensidade. Vale ressaltar que, atualmente, parte dos problemas de saúde se deve ao consumo do açúcar refinado; são removidos todos os elementos benéficos como ferro e cálcio que havia no suco da cana. Porém, para que o açúcar seja metabolizado, esses elementos são necessários e, na ausência deles, são subtraidos dos dentes e ossos.
A história do açúcar tem relação com o regime da escravidão no Brasil. Antes de ser produzido em larga escala, o açúcar era considerado uma droga com poderes medicinais como o ópio. Porém percebeu-se que as pessoas que mais consumiam açúcar refinado como os ricos ou proprietários de armazém ficavam mais doentes e sua urina tinha cheiro de doce. Era o começo da descoberta de uma doença que nao existia até então: o diabetes.
Quando ingerimos açúcar refinado, há um aumento de energia seguido de uma queda brusca que leva ao cansaço, esgotamento e depressão.  
Veja os ingredientes que compôem os alimentos que você ingere, quando possível, elimine o açúcar branco. 

* Lisany Manfrim Contrera - cirurgiã dentista
Revista Vida e Saúde, janeiro 2012


.

16 de mar. de 2012

Santo Zingiber, santo milagreiro!



.


Vou confessar que eu não gostava dele! O cheiro e o sabor forte não me agradavam; resisti quanto pude até que em um momento tive que ceder! Estava com uma crise de tosse daquelas que não conseguia ficar em paz, chegava a ter ataques de asma e não conseguia dormir. Então minha tia Dirce me falou das  propriedades e receitou o chá de gengibre. 

Dito e feito, logo estava melhor. Desde então o gengibre faz parte de algumas das minhas receitas! Gosto de colocar ele bem picadinho para cozinhar com o arroz, também coloco ele nos meus sugos (mas só um pouco para não sobressair demais), em rodelinhas finas com linguiça refogada e cebola, etc. Ainda ontem, depois de duas noites mal dormidas, corri para o supermercado... cházinho antes de ir para a cama e minha noite foi maravilhosa! 

Então... hoje nada de receita. Vim mesmo dividir com vocês as qualidades desta plantinha mágica. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer(cancro) de intestino e ovário. Desde a Antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação antisséptica pode ser a responsável por essa fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre. É indicado também para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos. Além disso também tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco.

Então, tá esperando o quê? Corre já e vai comprar Zingiber!!!

Texto de Wikipedia
Foto: http://www.otramedicina.com

.


8 de mar. de 2012

Pretinho Amado

.


Ele tem várias propriedades preventivas, seus grãos contem antioxidantes, colabora para a redução de doenças crônicas. O feijão é o pretinho mais amado pelos brasileiros!! Temperadinho com alho, batido no liquidificador, com bacon bem torradinho, salsinha e um fio de azeite então... é uma perdição!!!
Em Minas é conhecido como Feijão Amigo, no Rio é chamado de Carioca - o caldinho de feijão é o preferido dos boêmios e não pode faltar nos cardápios dos bares.




Ingredientes:
250g de feijão preto
100g de linguiça paio cortada em rodelas
2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1/2 xícara de óleo

Cheiro verde a gosto
Sal qb
3 xícaras de torresmos ou bacon





Mãos à obra:
Cozinhe o feijão com o paio e o alho já dourado no azeite. Dourar a cebola e refogar o feijão. Bater no liquidificador tudo, verifique o sal e deixe cozinhar mais um pouco.
À parte fritar o torresmo ou bacon até ficar bem torradinho. 
Sirva o caldinho bem quente em copo americano (tradicionalmente servido nos bares) ou em uma caneca. Para finalizar é só colocar por cima o torresmo, cheiro verde bem picadinho e um fio de azeite.
Para quem gosta... acrescente uma pitadinha de molho de pimenta.


Buon appetito!


.